Durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), na Câmara Municipal de Baraúna, o vereador Artilho Lima (PSD) apresentou um requerimento solicitando que a CAERN preste esclarecimentos sobre os serviços de recapiamento e acabamento dos buracos abertos pela companhia nas ruas da cidade.
O parlamentar destacou, em especial, a situação em frente à Escola Professor Amauri Ribeiro e na entrada da Rua Amauri Ribeiro, onde os buracos estão cercados por pedaços de madeira, dificultando o tráfego e oferecendo risco à segurança de pedestres e motoristas.
“Vou pessoalmente ao escritório da CAERN entregar o requerimento. Já enviamos outros pedidos e até agora não tivemos resposta”, afirmou Artilho durante seu pronunciamento.
O vereador Davi de Socorro (Avante) também chamou atenção para outro ponto crítico: um buraco na Avenida Expedito Alves, nas proximidades do bairro Moinho Novo. O risco de acidentes no local é alto, principalmente por se tratar da principal via da cidade.
O presidente da Câmara, Fabrício Equipadora (PSD), reforçou as críticas à atuação da CAERN em Baraúna. Ele cobrou mais agilidade e propôs que todos os vereadores compareçam ao escritório da companhia para cobrar respostas. “A CAERN tem sido uma grande parceira na destruição das ruas de Baraúna”, disse Fabrício.
Já o vereador Raimundo do Poço Novo (PSD) sugeriu que o município estude firmar um convênio com a CAERN, a exemplo do que ocorre em outras cidades. Nesses casos, a prefeitura realiza o fechamento dos buracos e o valor do serviço é descontado nas contas de consumo dos prédios públicos municipais.
A situação das vias públicas de Baraúna vem sendo motivo de constantes reclamações da população, que cobra soluções efetivas para acabar com a buraqueira na cidade.