Um pequeno gesto pode fazer uma grande diferença: doar sangue é um ato simples que salva muitas vidas. Pensando nisso, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) lançou nesta segunda-feira (09) mais uma edição da campanha Uern Sangue Bom.
O momento é considerado muito importante, já que com a proximidade do Carnaval os estoques de sangue do Hemocentro de Mossoró costumam ficar em situação crítica. Por isso, a Uern está incentivando toda a comunidade acadêmica a realizar a doação antes do período de folia.
De acordo com a diretora de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (DDPQV/Progep), Bianca Valente, a campanha tem um papel social fundamental. “É uma campanha de responsabilidade social e solidariedade, onde buscamos sensibilizar as pessoas, entendendo que precisamos fazer o bem sem olhar a quem”, destacou.
A reitora da Uern, Cicília Maia, reforçou que a campanha vai além da universidade e é um convite para toda a sociedade. “Quando fazemos essa convocação, também estamos levando educação sobre a preservação da vida. Tenho certeza de que essa campanha se fortalece cada vez mais com a participação de cada um”, afirmou.
A situação no Hemocentro de Mossoró preocupa. Segundo a diretora da unidade, Mariana Leite, as doações são necessárias todos os dias para manter o atendimento. “Nosso estoque está em nível muito crítico. Precisamos atender Mossoró e mais 30 municípios da região. Campanhas como essa são fundamentais para manter os estoques seguros”, explicou.
Doadores da Uern
Logo cedo uma caravana da Uern chegou ao Hemocentro. Os doadores estavam prontos para fazer a boa ação do dia.
Fábio Bentes é servidor técnico-administrativo, e atual presidente do Sindicatos dos Servidores Técnico-Administrativos da Uern (Sintauern). Ele doou sangue pela primeira vez anos atrás, estimulado justamente por uma campanha da Universdiade, e hoje é um doador assíduo. “Com cada doação minha, eu posso salvar até três pessoas diretamente. É uma ação que qualquer pessoa pode fazer e virar um herói de verdade”, comentou.
Rejane Freitas é auxiliar de serviços gerais e também é doadora de sangue há algum tempo. Ela vê na campanha da Uern uma oportunidade de ajudar o próximo, e convida para que outras pessoas façam o mesmo. “É bem tranquilo, não dói, não machuca, e o pessoal aqui é bem atencioso. Então venha doar, porque tem muita gente precisando”, disse.
A campanha Uern Sangue Bom continua durante todo o mês de fevereiro. Com o retorno das aulas no próximo dia 23, também é esperado que departamentos dos cursos realizem ações como trotes solidários, que estimulem a doação de sangue junto aos alunos.
Como doar
Para ser doador, é necessário cumprir alguns requisitos básicos: estar em boas condições de saúde, apresentar documento de identificação oficial com foto, estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos (sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal) e pesar acima de 50 kg, entre outros critérios estabelecidos pelo Hemocentro.
As doações devem ser realizadas na sede do Hemocentro de Mossoró, localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 17h.
No período de carnaval, o hemocentro funcionará normalmente no sábado, dia 14, e retornará com suas atividades normais na quarta-feira, dia 18.

