O programa UERN 60+, criado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para desenvolver ações focadas na pessoa idosa, está encerrando as atividades de 2025 com muito a comemorar. Desde 2024, quando começaram as primeiras turmas dos cursos de extensão, o programa já certificou 503 idosos, distribuídos em turmas nas cidades de Mossoró, Natal, Caicó e Pau dos Ferros.
Nesta semana, a universidade deu início à temporada de certificação das turmas do semestre 2025.2. O sucesso do programa tem atraído mais idosos aos cursos, e ampliado a quantidade de turmas. Em 2024, foram certificados 58 idosos, em Mossoró. Neste ano, o programa chegou aos municípios de Natal, Caicó e Pau dos Ferros, e fechará a etapa de certificação com 293 idosos participantes, durante todo o ano.
O UERN 60+ foi instituído por meio da Resolução 023/2024 do Conselho Universitário (Consuni) da UERN, com o objetivo de incentivar e apoiar a inclusão de pessoas idosas em atividades de ensino, pesquisa e extensão, em níveis de graduação e pós-graduação da universidade. Nesta primeira etapa, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Educação e Ações Comunitárias (Deac), tem coordenado os cursos de extensão que são ofertados ao público, em parceria com professores, técnicos e estudantes da universidade, e também com parceiros externos, como a Prefeitura de Mossoró e a Diocese de Santa Luzia. Uma próxima etapa do programa está sendo elaborada, visando a oferta de vagas para pessoas com mais de 60 anos de idade em cursos de graduação da UERN.

