O Fórum Municipal de Políticas Públicas das Comunidades Rurais de Baraúna/RN (FOCOMUNIDADES) realizou, na manhã desta quarta-feira (21), a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2026. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e reuniu representantes de diversas comunidades da zona rural do município.
A assembleia contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais de Baraúna (STAR), José Saldanha, além dos vereadores Marcos Barbosa (MDB), Davi de Socorro (Avante) e da vereadora Zulene Marrocos (PSD).
O principal tema debatido durante a reunião foi a reposição da iluminação pública nas comunidades rurais. De acordo com o coordenador do FOCOMUNIDADES, Marcelo Câmara, a pauta é uma das mais cobradas pela população da zona rural e está diretamente ligada à segurança pública.
“Segurança pública não é só polícia, envolve várias ações, entre elas a iluminação pública, porque um lugar bem iluminado acaba inibindo malfeitores”, destacou Marcelo.
Durante os debates, Marcos Aurélio chamou atenção para a falta de manutenção na rede de iluminação, citando como exemplo a comunidade Poço Novo, onde há um poste sem iluminação em frente à associação comunitária.
A deficiência na iluminação pública tem sido uma reclamação constante tanto na zona rural quanto na área urbana de Baraúna. Segundo informações o problema estaria relacionado, inicialmente, à falta de material para reposição das lâmpadas. No entanto, conforme informou o vereador Marcos Barbosa, o material chegou à prefeitura no final de dezembro de 2025.
Atualmente, o entrave seria de ordem técnica, já que o caminhão Munck, utilizado pela equipe responsável pela manutenção da iluminação pública, encontra-se com problemas mecânicos e não pode ser utilizado.
Os vereadores presentes afirmaram que a situação vem sendo cobrada de forma frequente junto ao Executivo Municipal, mas até o momento, muitas comunidades rurais e também bairros da zona urbana continuam enfrentando o problema da falta de iluminação pública.

