A Comunidade Quilombola Nova Esperança, localizada no Sítio Velame II, zona rural de Baraúna/RN, vai promover uma programação especial no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia da Consciência Negra. O evento tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira e fortalecer a identidade e autonomia da comunidade.
As atividades começam às 14h, com a Palestra de Abertura intitulada “Troca de Saberes”, que vai abordar a história e a importância dos primeiros habitantes quilombolas da Nova Esperança (AQNE).
Às 14h30, haverá um show de abertura com apresentação de Capoeira, seguido, às 15h, por uma Dança de Maculelê, manifestação cultural tradicional de raízes africanas.
Encerrando a programação, às 15h30, acontece um desfile de roupas africanas, com a participação de membros da própria comunidade.
Todas as apresentações e atividades serão realizadas pelos moradores da Nova Esperança, que buscam promover a valorização da cultura negra e destacar a força e a autonomia da comunidade quilombola.

