Os governadores que integram o Consórcio Nordeste assinaram, nesta quarta-feira (12), em Belém (PA), um Memorando de Entendimento com o Banco do Brasil e o Instituto Clima e Sociedade (ICS), com o objetivo de atrair indústrias de baixo carbono para a região. A assinatura ocorreu durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
A assinatura foi formalizada pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; pelo governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles; pelo vice-presidente de Governo e Sustentabilidade do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron; e pela gerente de Energia do Instituto Clima e Sociedade (ICS), Victoria Santos.
A cooperação busca avançar na agenda de financiamento do “powershoring”, estratégia que utiliza a oferta de energia para prospectar indústrias sustentáveis. Segundo a governadora Fátima Bezerra, a agenda é estratégica pois o Nordeste possui recursos cruciais para a transição energética e uma importante infraestrutura logística, incluindo portos.
“O Nordeste concentra 78% da capacidade instalada de energia eólica e solar do país. Com essa força, o objetivo é gerar empregos qualificados, inovação tecnológica e desenvolvimento com justiça social”, detalhou a governadora.
A governadora Fátima Bezerra detalhou que o acordo buscará criar mecanismos de financiamento para fortalecer a capacidade da região de atrair indústrias sustentáveis. “A parceria visa facilitar o acesso a crédito e atrair investimentos nacionais e internacionais para uma nova industrialização na região”, explicou.
A proposta também prevê industrializar áreas com baixo desenvolvimento humano, oferecendo empregos qualificados e estimulando a inovação tecnológica. Outro eixo central é a economia circular, modelo que reduz o uso de matérias-primas e reaproveita recursos. “Essa parceria é um marco para nossa caminhada rumo a uma industrialização verde, com financiamento, inclusão e respeito ao meio ambiente”, encerrou.

