Foi sancionada nesta terça-feira (11) a lei de autoria da deputada estadual Divaneide Basílio (PT RN) que institui o Sistema QR Code de Informações sobre os Serviços de Turismo e Cultura no Estado. Com isso, o Rio Grande do Norte dá mais um passo rumo à democratização do acesso à cultura e ao fortalecimento do turismo.
A iniciativa garante que monumentos, praças, museus e demais espaços culturais passem a disponibilizar informações históricas e culturais em formato digital, acessível e multilíngue — em português, inglês e espanhol — por meio de adesivos ou placas com QR Codes.
Para a deputada Divaneide, o projeto representa uma inovação com forte impacto social e econômico: “Essa lei une tecnologia e inclusão para valorizar nosso patrimônio e facilitar a vida de quem visita o nosso estado. É mais uma forma de garantir que potiguares e turistas possam conhecer a fundo a história, a arte e a cultura que moldam o Rio Grande do Norte. É um passo importante na consolidação de um turismo mais democrático, sustentável e acessível.”
Turismo
A criação do sistema de QR Code integra uma série de ações estruturantes que a deputada vem desenvolvendo pelo turismo potiguar, especialmente o turismo de base comunitária e religioso — áreas em que Divaneide tem exercido forte protagonismo. Entre as iniciativas já transformadas em lei, destacam-se:
• Rota dos Mercados Públicos e das Feiras Livres do RN, que valoriza o comércio popular, a gastronomia e o encontro entre culturas;
- Rota da Gastronomia Potiguar, reunindo municípios com festivais e iguarias típicas reconhecidas como patrimônio cultural e imaterial;
- Reconhecimento do Boi de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, fortalecendo as tradições populares e o turismo cultural;
- Rota do Turismo Religioso, que conecta espaços sagrados e manifestações de fé em diferentes regiões do estado;
Essas ações, juntas, compõem uma política pública sólida de fortalecimento do turismo potiguar — uma marca do mandato da deputada Divaneide Basílio, que tem colocado as pessoas e suas histórias no centro das políticas de desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

