Nesta quarta-feira (1º), os presidentes dos dois principais clubes de Mossoró, Potiguar e Baraúnas, deram as mãos e foram recebidos pela governadora Fátima Bezerra, pela deputada estadual Isolda Dantas, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Cícilia Maia, o secretário da Fazenda Cadu Xavier e vários outros integrantes da equipe do Governo do Estado.
Na pauta, a construção de um novo estádio de futebol para a capital do Oeste potiguar, tendo em vista o imbróglio envolvendo a gestão municipal em torno de uma possível terceirização do Estádio Manoel Leonardo Nogueira (o Nogueirão), atualmente em estado de ruínas. Um prejuízo para os clubes e para os torcedores mossoroenses.
O secretário de Finanças do Estado Cadu Xavier, junto com o presidente dos dois clubes, já havia tido um primeiro encontro e levaram para a governadora a ideia de construir o estádio e com a reitora Cicília avaliaram uma área da UERN, nas proximidades do Hospital da Mulher. Na reunião de hoje a governadora determinou que fosse criada uma comissão a partir da Secretaria de Infraestrutura, UERN e os clubes e sob comando de Cadu, montar o projeto, fazer orçamento e escolher a área onde será edificado o estádio.
“Vamos trabalhar para concluir o projeto e destinar os recursos necessários para fazer o estádio. Aqui em Mossoró o governo ampliou os serviços de saúde, está reformando escolas, estamos acabando com o problema de água e investimos fortemente na segurança. O esporte complementa a atuação. Isso é cuidado com nosso povo.” Enfatizou a governadora Fátima Bezerra.
“O Governo do Estado tem incentivado o esporte através de ações concretas como a Lei de Incentivo ao Esporte, o programa de bolsa para atletas e a parceria com o programa de educação fiscal Nota Potiguar. Os times de Mossoró precisam agora de uma atenção especial. É inadmissível que a cidade continue sem um estádio. Precisamos trazer o futebol de Mossoró para o patamar de destaque e competitividade que sempre foi tradição dos times da cidade.” Exaltou o secretário Cadu Xavier.
“Há muito tempo que o esporte de Mossoró foi abandonado. Mas eu tinha certeza que a governadora iria ser sensível e autorizar esse investimento. Vocês podem contar com o nosso mandato. Vamos destinar emenda para ajudar na construção.” Reforçou o compromisso com a ideia, a deputada estadual Isolda Dantas.
A reitora Cicília Maia ressaltou que a decisão sobre a cessão da área somente poderá ser concretizada após a análise e aprovação dos Conselhos Superiores da Universidade, mas acredita de que o diálogo conduzido com responsabilidade, transparência e respeitando a missão institucional da Universidade será possível atingir o pleito.
“A Uern tem um compromisso histórico com o desenvolvimento de Mossoró e do Rio Grande do Norte. A possibilidade de doação de um terreno da instituição para a construção de um estádio representa uma oportunidade de fortalecer a integração com a sociedade, consolidando um complexo de saúde, educação, segurança e esporte, e que trará benefícios diretos para a comunidade. Para a doação acontecer, o novo estádio deverá servir de campo de estágio para os nossos estudantes, e a Uern ser a responsável pela gestão acadêmica do equipamento, a exemplo do Hospital da Mulher.” Ressaltou a reitora.