O atleta baraunense Fellype Hallef brilhou em mais uma competição internacional de jiu-jitsu e fez história no tatame. Nos dias 16 e 17 de agosto, ele participou do Fortaleza Winter International Open 2025, campeonato organizado pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), realizado no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), e voltou para casa com três medalhas no peito: duas de ouro e uma de prata.
Fellype foi campeão na categoria até 94kg Faixa Preta, conquistou também o título de campeão absoluto (peso livre) e ainda garantiu o vice-campeonato na categoria até 92kg sem kimono.
Em entrevista ao Portal Baraúna Hoje, o atleta comemorou o resultado: “Essas conquistas são a premiação do nosso esforço, do trabalho duro, da nossa resiliência. Foram três anos tentando, sempre batendo na trave com prata e bronze, e desta vez conseguimos conquistar 02 ouros nesse evento tão importante e ainda, de quebra, uma medalha de prata.”
A conquista foi ainda mais especial por carregar um grande significado pessoal. Há dois anos, Fellype perdeu o filho recém-nascido, o pequeno Ethan, vítima de problemas de saúde. Ele contou que dedicou a vitória à memória do menino:
“A minha vontade de vencer era maior do que qualquer um que estava ali naquele ginásio. Eu prometi pra mim que só sairia dali campeão, e graças a Deus deu certo.”
FELLYPE HALLEF NO LUGAR MAIS ALTO DO PÓDIO
Superação e inspiração
Com 32 anos de idade e 13 anos de prática no jiu-jitsu, Fellype se tornou faixa-preta há cinco anos, acumulando experiência como atleta e professor. Em 2020, decidiu dar um passo ainda maior: criou a sua própria equipe, a Alcatéia CT, que se transformou em referência em Baraúna.
Hoje, ele é sócio-proprietário do Centro de Treinamento Alcatéia, onde funciona tanto academia de musculação quanto a escola de jiu-jitsu, que atende crianças, jovens e adultos.
Além de atleta vitorioso, Fellype é reconhecido como professor dedicado e motivador:
“O sentimento é de satisfação em poder representar meu time, minha cidade e de poder me tornar referência, motivando outras pessoas na prática do jiu-jitsu e de outros esportes.”
Desafios do esporte
Apesar do sucesso, Fellype destacou as dificuldades enfrentadas no caminho:
“A maior dificuldade enfrentada hoje no esporte é a falta de apoio e de incentivo, principalmente por parte do poder público. Muitos atletas não têm condições financeiras para se preparar e participar das competições.”
Com perseverança e paixão pelo que faz, Fellype Hallef tem se consolidado como exemplo de dedicação, superação e amor ao jiu-jitsu, levando o nome de Baraúna para os tatames do Brasil e do mundo.